Comportamento de porquinhos da índia

O porquinho-da-índia é um animal social que se dá bem com adultos e crianças na grande maioria das vezes. Mas quando se trata do comportamento de porquinhos da índia é preciso saber que cada um deles possui personalidade própria.

Por instinto, os porquinhos gostam de se esconder e estão sempre em alerta. Por isso, quando chegam em uma casa nova, eles demoram para costumar com dono e principalmente, os porquinhos demoram para ficar calmos no colo das pessoas.

Neste vídeo, eu falo sobre o comportamento e como deixar um porquinho da índia mais manso.

Como citei no vídeo, cada porquinho é único então pode ser que o seu pode demorar mais para se acostumar do que o meu ou do que o porquinho do seu amigo. Eu já casos de porquinho-da-índia que no primeiro dia, vinha no colo no dono tranquilamente. Mas também já recebi comentários de pessoas que possuem um porquinho há meses e ele ainda se assusta.

Tenha paciência, continue pegando ele todos os dias no colo um pouquinho, chamando pelo nome e sempre sentado porque eles tem medo de altura. Que uma hora, ele se acalma e fica mansinho.


Qualquer dúvida sobre comportamento, você pode entrar em contato comigo ou deixar um comentário abaixo!

71 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • oiii
    eu comprei um porquinho que é filhotinho e toda vez que guardo ele de volta na gaiola ele começa a gritar,será porque que ele faz isso?

  • Oii, eu adotei recentemente uma porquinha da india de 2 meses e tenho outras duas adultas de 3 anos (castradas já) mas uma das porquinhas adultas está tentando morder a nova, não morde forte nem nada mas da umas bocadas principalmente na hora da comida quando a pequena chega perto, ela morde até a grande que está com ela a anos e nunca brigaram… isso me assusta porque não sei oque fazer ou como reagir… elas vivem em um cercado que mandei fazer de 1,30 por 1,00 e tem toquinha pra todas individualmente

  • Oi, adotei um porquinho da india ele é filhote vai fazer um mês ainda, por enquanto ele ainda nao tem companhia. No geral ele se comporta bem, mas ele não pode ver ninguém que começa a gritar bem alto. Pode ser pedindo comida, pq é só quando ele ver a gente chegando perto. Não me importo com barulho mas às vezes é muito alto não sei se ele tá estressado ou é só querendo atenção, será que tem como deixar ele mais tranquilo ? Tem haver com ele ser filhote ? Colocar um amigo pra ele ajuda nesse sentido tbm pra ele não ficar tão histérico kkk? Não me importo deles ficarem conversando, só me preocupo pq ele é muito alto nessas horas e não sei se é normal mas ele não parece tá doente nem nada.
    Bjs

  • Olá! Tenho um Pdi vai fazer 2 meses e quero saber pq ele puxa minha roupa toda vez que eu coloco ele no colo. O mesmo sempre faz isso e eu não sei se é pra chamar atenção ou se é algum desconforto.

  • Eu tenho dois porquinhos da Índia machos, um tem 3 anos e o outro nos suspeitamos que tenha 1 aninho, no começo eles sempre brigavam e etc, (quando pegamos o mais novo pro mais velho não ficar sozinho) mais depois de 3 meses se deram super bem, mais agora parece que eles regrediram, até criamos suspeitas de que o mais novo pode ser fêmea, pois o mais velho todo dia tenta subir em cima do mais novinho, ele se chama Nescau, então nós queríamos saber se é eles que não estão se dando bem ou se pode haver uma fêmea.. bjos❤️❤️

  • Boa noite! Faz 4 dias que estou com uma PDI. Ela segue muito assustada e vive na casinha, quando vou mexer no jardim coloco ela lá para passear e é o momento que ela mais passeia. Hoje comprei um túnel pra ela, e assim que coloquei na casinha ela ficou correndo muito rápido entrando e saindo do túnel, aí corria, cheirava o feno e comida, e voltava a correr. Isso é normal? Fiquei preocupada dela não ter gostado do túnel novo.

  • Oi!!! Eu comprei minha porquinha tem 1 semana. Ela chegou aqui com 24 dias de vida.Já chegou se alimentando direitinho e bebendo água certinho. Ainda corre quando eu vou pegar ela, mas é o natural no processo de adaptação. No início ela ficava parada no meu colo, estática enquanto eu tentava fazer carinho, mas com o passar dos dias, começou a caminhar pelo meu colo, lamber e me dar mordidas fraquinhas. Mas ela tenta correr quando eu a solto e às vezes faz barulhos indicando que está assustada. Não sei se eu estou progredindo na adaptação dela ou não.

  • Tenho dois porquinhos, um é extremamente barulhento, ele fica gritando ( aquele barulho alto de pedir comida) sempre que está na gaiola quando passa alguém por perto, independente da hora, eles comem muito capim, muito mesmo, nunca negam, pelo contrário, ele é dócil, sempre fica no meu colo, lambe minha mão e tudo, mas isso de ficar gritando sempre, é fome mesmo ou só pra chamar atenção?

  • Tenho duas porquinhas da índia fêmea, a maior ela espirra xixi, é só encontar a cima da bundinha dela e voa um jato de xixi, na cara da pequena, na minha mão, na parede, nas coisas, em tudo. A maior da aquelas mordidinhas básicas na pequena, bota medo nela, e quendo a maior está no cio, ela monta em cima da pequena fazendo “prrr” por todo lado, e as vezes lambe a orelhina da pequena. A maior ama carinho, sempre quando faço, ela deita , aboceja e se espreguiça, e faz aquele ronronado “prrr”, mas as vezes me morde forte e me lambe. Mas não sei o porquê dela jorrar xixi, parece que ela guarda só para espirrar na gente hahahahah. Se puder me ajudar eu agradeço 🙂

  • Meu porquinho tem quase três anos
    Tem uns dias q ele não fica só na casinha dele nem pra dormir
    Tá se escondendo pelos cantos da casa
    O que pode ser ??

  • Oi. Eu tenho 2 porquinhas da Índia há 1 mês. Ambas estão acostumadas comigo e minha irmã. Elas pipocam muito, brincam, comem na nossa mão desde sempre, até de visita, mas pegar no colo é um dilema. 1 “deixa” e a outra é extremamente rápida, sendo impossível se pegar. Uma vez consegui pegar ela, mas porque eu precisava e ela ficou parecendo traumatizada e demorou 1 semana, mais ou menos, pra voltar ao normal, então eu parei de tentar pegar. O que eu posso fazer pra conseguir pegar elas e dar carinho?

  • Comprei minha porquinha da índia hj ela tem 25 dias, queria tirar uma dúvida, e normal ela ficar quieta no canto dela e ficar assustada quando vou tentar pegar, estou com medo pq ela vivia com os outros porquinhos, e trouxe apenas ela para casa, será que isso pode prejudicar em alguma coisa ou com o tempo ela vai melhorar ?? Bjs

  • Olá Sthe, minha prima ganhou 2 porquinhos da índia faz menos de 1 semana e como ela é pequena sou eu quem cuido deles e, me preocupa um pouco como irei alcançar a confiança deles (os porquinhos). Essa minha prima fica sempre pegando eles e ela não tem modos, por mais que eu ensine a ela, de fazer carinho neles. Tem uma fêmea e um macho, a fêmea é mais calma e faz somzinhos normais já o macho não faz somzinhos e é bem ansioso, tudo se assusta e é muito cauteloso. Você poderia me dar algum conselho para essa situação? Infelizmente não posso afastar eles da donakk

  • Oi, comprei meu porquinho e hoje vai fazer 3 dias, ele fica com medo e corre mas quando coloca no meu colo ele fica quieto, sabe como animar os porquinhos da índia?

  • Olá, minha porquinha está perdendo muito pelo e está começando a aparecer falhas eu estou muito preocupada (tbm já vi ela puxando o próprio pelo como se estivesse comendo) eu gostaria de uma opinião sua, nós já estamos nos planejando pra leva-la ao veterinário porém onde eu moro não tem nenhum veterinário especializado em porquinhos e o único que achamos é em outra cidade então eu queria uma opinião sua antes de expor ela a um estresse tão grande.

  • Oie, tudo bem? Tenho dois porquinhos me casa, peguei um bem filhote, depois de 15 dias peguei outro para fazer companhia a ele, porém esse mais velho tinha sinais de que era maltratado. Ele é muito quieto, não emite quase nenhum som, oq eu tbm nao sei se seria normal, ja que vejo o outro o tempo todo fazendo algum som, ate mesmo pedindo comida, o mais novinho ja se mostrou dominante tbm. A minha pergunta seria o fato de sempre darmos carinho a eles, mas sempre que dou ao mais velho ou tiro o mais velho do cercado o outro fica chorando o tempo todo, inclusive quando junto os dois novamente ele fica desesperado chorando e perto do maior, seria ciúmes ou algo do tipo?

  • Olha tenho duas porquinhas estou com elas a 2 meses e já faz uns dias que vejo uma delas balançando o bumbum para a outra e fazendo um barulho diferente, tbm uma vez elas brigaram.

    Isso e normal?

  • Tenho 3 porquinhos da Índia de quase 1 ano de idade, são 2 que parecem bastante com o seu Cocada e um outro que é marrom e preto , os três chegaram juntos e se davam bem até os seis meses de idade, depois disso começaram a brigar bastantes, coloquei em um cercado bem maior, as coisas melhoraram um pouco, mas de umas semanas pra cá percebi que um deles não deixa o marrom chegar perto do pote de comida, da ração ou do feno. O marrom passa a maior parte do dia em cima da toca, se tenta descer já começa uma briga e ele corre pra lá de novo, duas vezes por dia eu o pego e alimento longe dos outros. A veterinária disse que eu provavelmente teria que separá-los, mas sempre ouvi que não podem viver sozinhos, por isso peguei os três , para que nenhum ficasse sozinho.
    Vc tem algum conselho?
    Obrigada.

    • Pinga essência de baunilha, UM POUQUINHO SÓ pelo cercado que costuma funcionar. Não é para fazer todo dia, nem direto. É uma última solução. Se não der certo, tem sim que separar. Senão vão brigar até se matar. É normal a adaptação não dar certo.

  • Meu porquinho da índia não costumava ficar roendo o tecido ou o rolinho que fizemos para ele se esconder. Porém nesses dois dias, ele começou a roer tecido, rolinho entre outras coisas. Além disso o cocozinho dele mudou nesses dois dias, devo levar ao veterinário? Pode ser que ele esteja querendo um brinquedo para roer?

  • Oi, astephanie
    Tudo bem? Estou conhecendo seus conteúdos sobre porquinhos e aprender o máximo possível rs Comprei o meu vai fazer um mês, não sabia nada mas sempre quis ter um. Já fiz tanta coisa errada, já me desesperei, mas continuo tentando acertar e cuidar melhor dele. Porém, acho que ele não tá conseguindo se adaptar tão bem. Quase não deixa encostar nele, fica correndo em círculos muito rápido e parece estressado. Estou tentando dar o espaço e tempo dele, mas não apresenta melhora nenhuma 😔. Já não sei mais o que fazer Não quer ficar por nada… Você teria algumas dicas específicas ou aonde eu posso ler sobre ??? Obrigada!!

    • Jéssica me parece o comportamento completamente normal, ele é assim assustado mesmo, essa confiança você conquista beeem aos poucos, o Muffin levou meses e meses para parar de correr e eu conseguir pegar. O outro não consigo nem ferrando, eu encurralo ele na alcofa para pegar no colo e ofereço um petisco para ele entender que sou uma boa pessoa e não vou fazer mal

  • POR FAVOR ME AJUDA ! meus porquinhos aparentemente não se dão bem , e o mais velho de 7 meses fica vibrando o tempo todo , ou fazendo barulhos baixinhos um pouco estranho , as vezes eles ficam correndo um atrás do outro como se estivesse brigando (são dois machos ) e o mais velho fica o tempo todo cheirando a bundinha do mais novo , acho até que ele se incomoda .

  • Qual o melhor banheirinho? Aquele com grade é bom? As minhas porquinhas são filhotes ainda, como devo fazer para que elas façam as necessidades no banheirinho? Obrigada

  • meu porquinho não está nem 2 meses que chegou aqui em casa, e ele ja demonstra felicidade quando me ver, e tambem fica lambendo minha mão, e ele deixa eu fazer carinho nele, só nao gosta muito que eu tire ele do cercadinho.
    será que ele ja acostumou e me conhece ou só ta querendo comida?

  • Stephanie, tenho minha pig chamada Amora, que é um docinho, super carinhosa e simpática. Porém, minha irmã de 5 anos de idade ganhou uma pig de 15 dias de vida, que hoje já tem uns 7 meses e está muito arisca, nem carinho ela não aceita pois maltratam muito ela, não sei o que fazer e me preocupo bastante, ela come muita couve e maçã, acaba não tento uma dieta balanceada. Não vivo com ela, mas vou diariamente para onde está a pig, teria como me ajudar? Dando alguma dica de como ela pode ficar menos arisca?
    E já te agradeço pois é tu que me ajuda a cuidar da minha Amora.🧡

    • Primeira coisa é arrumar a alimentação desse porquinho antes que ele fique doente e morra. E se ela é criada sozinha, a tendência é ser cada vez mais arisca mesmo, chegando até a morder e machucar, é um dos motivos da qual porquinhos não devem viver sozinhos. Com companhia e a adaptação correta, ela vai ficar bem ♥

Quem escreve

Mãe de dois porquinhos da índia e outros 8 animais. É Web Designer na maior parte do dia, Blogueira perdida no interior e Youtuber dos bichos.

@contato@porquinhosdaindia.com.br

Visite minha loja

Minha Loja Pdi - Acessórios para quem ama porquinhos da índia

CUPOM: quasemineira8

Cupom de desconto da Cobasi