Lista de alimentos permitidos

Você sabe quais são os alimentos certos para o porquinho da índia? Descubra agora a lista de alimentos permitidos para porquinhos-da-índia assistindo ao vídeo.

Além da ração própria, feno ou capim fresco disponível 24h para seu porquinho, ele obrigatoriamente deve comer frutas e vegetais todos os dias. Você também deve deixar água fresca para ele e trocar a água diariamente.

O que porquinhos da índia comem?

  • Ração
  • Feno ou capim feno disponível 24h
  • Água fresca
  • Frutas no máximo 2x por semana
  • Vegetais até 3x por semana

Mas nem todos as frutas e vegetais podem ser oferecidos para seu porquinho da índia. Então muito cuidado porque se a alimentação estiver errada, ele adoece e morre muito rápido!

Lista completa de alimentos que porquinhos da índia podem ou não comer

Lista de Alimentos para Porquinhos da índia
Clique na imagem para ver em tamanho maior

*alguns grãos até são permitidos, como o milho – clique aqui e leia qual a quantidade podem comer!

compre agora seu guia de alimentação completo!

Ao contrário do que muita gente pensa, porquinho-da-índia é um animal MUITO sensível e precisa de uma dieta equilibrada. Então sempre ofereça novos alimentos, frescos e bem lavados para eles.

Você pode guardar os alimentos na geladeira, mas não dê nada gelado para seu porquinho. E ofereça sempre em pequenas quantidades para que não fique muito tempo parado no cercado.

Aproveita e leia também: Qual a quantidade de comida devo dar todos os dias?


Qualquer dúvida sobre a alimentação deixa um comentário abaixo!
Um beijo ♥

354 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Fiz uma dieta para o meu porquinho baseado no seus vídeos. Ele comeu essa semana banana e mamão, cada um duas vezes. Está errado? Tipo assim, se frutas são 2X por semana, se é geral ou tipo, posso dar frutas variadas mas obedecendo cada uma 2X?

    Outra pergunta também, tem algum problema eu dar frutas, cenoura e espinafre na mesma semana? Ou é melhor dividir e cada semana dou uma coisa?

    • frutas são 2x na semana no geral e cenoura também, porque são doces demais para eles. Espinafre e folhas que são 2x por semana não entra na conta, então você poderia dar espinafre na segunda e quarta, terça e quinta dar uma fruta. Fez sentido? Senão eu tento explicar melhor

  • Tem problema tirar os alimentos da geladeira, cortar e já dá para eles? Vi alguém no insta falando q n podia, mas pesquisei a respeito e n encontrei nada.

  • Tenho 2 pdi, um deles torce as vezes, parece q está engasgado, n sei explicar, será q devo me preocupar? (Eles tem feno 24hrs e alimentação balanceada e vitamina)

  • Olá, crio meus porquinhos em um cercado no sítio, lá tem muitas árvores frutíferas, posso dar as folhas dessas árvores ? Ex. Manga, amora, etc
    E quais gramas também posso dar ?

  • oioi, vc pode me dar algumas dicas de como fazer o porquinho usar o bebedouro? eu vi um rapaz dizendo que poderia colocar mel no bico do bebedouro para o porquinho ir se acostumando mas ainda estou com receio de dar mel para o meu

  • Oii, boa noite. Compro feno sempre da mesma marca em um pet grande (há um ano mais ou menos). Porém dessa vez eu achei um pedaço de terra no meio do feno. Já aconteceu com você, é normal? Ou devo mudar a marca com urgência?

  • Comprei a pouco tempo dois porquinhos da india fêmeas. Uma tem 2 meses e outra 3 meses quando tenho que dar o primeiro banho nelas ? Obrigada pelos vídeos está me ajudando muito a cuidar delas.

  • Meus porquinhos amam cenoura, alface e couve kkkk ou seja, tudo que nao pode comer todos os dias.
    As verduras citadas como podendo Dar todos os dias, a maioria eu nao sabia, e algumas como, pepino, tomate e chuchu, eu dei mas eles nao gostam, fica la rolando no pratinho e eles nao comem, e quando comem e bem pouco. O que fazer? ah! A ração que eu dou é uma Da fabricante supra a Funny Bunny Super premium – Delicias da horta. Na embalagem diz que é para coelhos, hamsters e pequenos roedores. Consta tambem que é livre de corantes artificiais. Sobre essa ração (que eles adoram, ja tentei outra marca e eles nao comeram, tive que misturar com essa e disfarçar) é boa para porquinhos?

    • Eu não recomendo a Funny Bunny, tenho vários relatos que ela deu problemas em porquinhos de quem me segue porque eles ficam trocando a formulação sem avisar. Fora que dando a funny bunny vc precisa dar 2 gotinhas de vitamina C todos os dias direto na boca deles. Todos os dias.
      E sobre a alimentação, continue tentando descobrir o que eles gostam. Mas não as coisas proibidas como alface e couve.

  • Olá boa noite acabei de ganhar o meu porquinho e ele tá com 3 meses já posso da todos esses alimentos nos períodos que vc falou ou tem alguma idade mínima para a introdução de alguma alimento ??

  • Oii, apresentei varias folhas para a minha porquinha da india e ela gostou muito de acelga, já as outras folhas ela não deu muita importância. Tem problema eu dar essa folha todos dias ou devo oferer so duas vezes na semana?

  • Minhas porquinhas da Índia (Ayla e Maya) vivem correndo uma atrás da outra e eu não sei se estão brigando ou só brincando! Me ajuda por favor, amo seu site e seu canal! 🐭❤

  • Stephanie, tem que dar os vegetais permitidos todos os dias ou 3x por semana? Obrigada pelo conteúdo que tu cria, isso ajuda muitos donos ❤

    • Vegetais tem que dar todos os dias, quais você vai dar vc quem decide. Aqui dou folhas todos os dias e tem dia que é com pepino, tem dia que é com tomate e tem dia que é cenoura, vou variando. Mas folha dou todos os dias, geralmente chicória e catalônia

  • Oi sthe então eu irei comprar outro porquinho da Índia amanhã mas não sei como faço pra apresentar ele ou ela para o floquinho . O floquinho tem 2 semanas e 3 dias que nasceu já o outro que irei comprar é um pouco maiorzinho como faço essa apresentação? E outra tem algum problema pra eles?

  • Os alimentos que podem ser dados a eles, como tomate, pepino, chuchu, etc, eu posso dar com casca ou tenho que tirar a casca de todos? E as sementes (como as do tomate, por exemplo) eles podem comer ou também tenho que tirar?

  • Aii tem mais, ele adora se esconder, normal, e eu coloco uma caixa de papelão dentro da gaiola para ele se esconder, pode ? ele rói todo o papelão, e eu fico trocando a caixa sempre

    Como eu posso brincar com ele ?

    ele ainda é meio medroso, e eu estou deixando ele sem a caixa na gaiola, para ele acostumar com a casa, só coloco ela de noite para ele dormir, pq meu gato fica encarando ele kkkkk, ele adora se esconder no meu cabelo

  • Oii, eu tenho um porquinho e eu tenho muuuitas dúvidas. como dar banho nele ? por que ele é beem branquinho e os pelos da bundinha ficam todos verdes, eu não deixo ele direto na gaiola, sempre coloco um pano por causa da dermatite.
    como eu corto as unhas ?
    eu pego grama do meu quintal e dou pra ele, ele ama, mas não sei se pode
    ele quase não pisca, é normal ?
    eu não vejo ele beber água, eu dava em um potinho, agora coloquei a água em um recipiente onde ele pode pode puxar a água
    como eu deixo ele em um pano, todo dia eu troco quando chego do trabalho, mas as patinhas sempre ficam sujas de coco pq ele pisa, posso limpar as patinhas com um lenço umedecido?
    Com que shampoo dou banho?
    aqui na minha cidade está meio frio, posso dar banho nele ou tenho que esperar o verão? nunca dei banho nele, e como disse, os pelos da bundinha estão verdes
    ele gosta muito do meu gato, é normal ?
    ele é aqueles porquinhos da índia peruano, muito peludo e todo branco.

    • Oolá Maya, a maioria das suas dúvidas tem aqui no site: banho, água, unha… Então vou responder as outras. Sobre a grama: pode comer as vezes mas não substitui feno ou capim. Ele realmente quase não pisca e as vezes dorme de olho aberto porque não confia no ambiente. Não dê banho no frio. E como assim ele gosta do gato? Ele fica parado em choque quando ta perto do gato?

  • Porquinhos da índia pode comer mandioquinha? Não sei mais como variar eles só comem as mesmas coisas se coloco algo diferente eles não comem .

    • Não podem comer mandioquinha de jeito nenhum. Se eles não querer provar mais nada, não tem problema oferecer sempre as mesmas coisas, o importante é nunca parar de tentar. Aqui mesmo depois de anos, sempre coloco uma fruta ou vegetal do menorzinho para ele provar

  • olá Staphanie, bom dia eu queria sua opinião sobre o modo que estou criando minha porquinha da indía, ela fica em um cercado de 1 metro por 50 cm ela fica no meu quarto a janela fica aberta para ventilar nos dias mais frios eu abro a janela um pouco menos, todas as manhãs eu limpo o cercado dela eu forro o cercado com aquelas fraudas para cachorro mesmo ela nunca roeu troco a frauda 3X por semana a frauda absorve super bem o xixi dela, ela tambem tem uma toquinha pra dormir ela passa boa parte do dia lá, quando falta comida pra ela eu sempre reponho antes mesmo de acabar quando falta pouco, troco a agua dela todos os dias com 70ml de água coloco 3 gotas de vitaminha C, eu crio ela sozinha mas eu tenho uma cachorrinha que faz companhia pra ela e dou muita atenção pra ela, eu crio ela no meu quarto já que eu fico boa parte do dia no meu quarto, estou montando uma dieta pra ela como foi recomendado quando compramos ela, no momento minha fofurinha ainda é filhote compramos ela na pets quando ela tinha 40 dias de vida mas ela veio com uma sarna ai eu fiquei com uma duvida sobre isso no mesmo lugar que tinha a sarna depois que curou que ela ficou 1 mês no veterinario da pets ontem tinha uma bolinha preta no mesmo lugar é normal ?? eu dou ração da nutropica pra ela estou dando alimentos novos pra ela para montar um cardapio só dou alimentos que estão naquela lista de alimentos permitidos, e mais uma outra duvida minha posso dar couve pra ela ontem ela comeu 3 folhas durante o dia pode isso ela gosta bastante (minha mãe tambem elas dividem) esqueci de falar que ela tem muitos brinquedos de madeira mas infelizmente ela não roeu nenhuma vez ela roe a toca de madeira dela eu não me importo pq é madeira e eles precisam roer qualque coisa compramos outra se ela estragar a toca dela.
    agora tenho algumas duvidas e desculpa por ter que fazer vc lê minhas gigantes duvidas só quero do bom e do melhor para minha fofuchinha porquinha
    *hoje cedo eu fui dar pepino pra ela eu corto de comprido com um tamanho de uns 10cm dou 8 pedaços de pepino durante o dia todo e quando eu fui dar o pepino ela fez cui cui e ficou correndo como uma doida e pulava pulava é normal ou ela pirou na maionese?
    * ela corre no cercado o dia todo pula no feno corre em volto do pote de ração parece que quer chamar atenção é normal ? quer dizer alguma coisa???
    * ela é bem pequenina tem uns 3 meses de vida mais ou menos ela escapa pelo espaços do cercado então eu e minha mãe fizemos uma especie de cerca de EVA que cobre a parte de baixo do cercado ela nunca roeu o EVA só quero saber se tudo bem?
    * tá tudo bem criar ela sozinha eu fico com ela o dia todo meu cachorro faz companhia vc já disse em varios sites que tem que ter 2 pdi mas eu dou muita atenção pra ela ta correto assim ta tudo bem??
    * é normal ela fazer cui cui cui mesmo ela faz cui cui cui por um tempoe vai comer depois é normal?
    * ela faz muito xixi na frauda a frauda absorve mas antes usavamos um soft e ficava um cheiro forte e não absorvia o xixi mas o bumbum da minha bolotinha ta molhado de xixi eu queria saber como dar um banho nela.
    é só que eu me lembrei adimiro muito vc!! desculpa o meu texto que dá pra escrever um livro, obrigado e bom dia.

    • Olá Magda!
      Sim, ter que dois porquinhos da índia, o cachorro ou você não substitui a companhia de outro porquinho. E apenas o tapete higiênico não é suficiente como forração, teste outros soft. Não, não ta tudo bem criar sozinha.
      E ela pula fazendo cui cui porque esta “pipocando” é normal também. E outro erro é colocar vitamina C na água, nunca deve fazer isso, nunca. Água é sempre sem nada e se você da ração da nutrópica, não precisa dar vitamina C a mais.

      Fora isso, parece tudo certo. Até o EVA na lateral pode usar sim, não tem problema. Qualquer dúvida pode mandar aqui mesmo.

Quem escreve

Mãe de dois porquinhos da índia e outros 8 animais. É Web Designer na maior parte do dia, Blogueira perdida no interior e Youtuber dos bichos.

@contato@porquinhosdaindia.com.br

Visite minha loja

Minha Loja Pdi - Acessórios para quem ama porquinhos da índia

CUPOM: quasemineira8

Cupom de desconto da Cobasi