É importante saber que porquinhos da índia podem pegar piolhos sim. E eles NÃO são transmitidos para os humanos.
Existem três espécies de piolhos que seu porquinho da índia pode pegar e isso é transmito de porquinho para porquinho. Provalmente ele veio do criadouro ou do pet shop já infestado. A espécie de piolho mais comum é o Gliricola Porcelli, um piolho branquinho.
Quando um porquinho pega piolho, geralmente não apresenta sintomas, a menos que a infectação esteja muito grande, por isso fique de olho na pelagem dele assim que comprar. Eles causam coceira, perda de pêlos e crostas na pele do bichinho.
O que fazer para acabar com o piolho do porquinho da índia?
Existem um método alternativo que expliquei no vídeo, usando o sabonete Sarnatyl. Mas qualquer outro remédio deve ser receitado por um veterinário.
NUNCA use remédio de humanos em seu porquinho da índia!!
Qualquer outra dúvida sobre piolhos e doenças de porquinhos-da-índia, deixe aqui nos comentários ou entre em contato comigo.
Um beijo
Olá, eu peguei um porquinho da índia filhote e em casa percebi que ele tem muito piolho mesmo, mas ele parece ter somente um mês ou dois de idade e não tenho certeza se posso dar banho nele, eu passo algodão com soro fisiológico contudo não tira o suficiente, será que dou banho ou fico somente no cotonete?
Quando ta muito infestado, você precisa levar ele ao veterinário com urgência!
Preciso viajar e quero levar muito meu amorzinho meu porquinho…preciso de algum documento caso pare fiscalização??
Ideal é ter um atestado de saúde veterinário que você consegue numa consulta comum com seu veterinário de confiança 😉
Bom dia!! Meu porquinho veio cheio de piolho da loja, tem casquinha, mas sem sangue onde eles ficam mais aglomerados, (não sei se por conta do porquinho se coçar). Vi que você menciona tirar com soro e cotonete, só isso resolve?? Aqui na minha cidade não tem veterinário para animais exóticos, e tenho que viajar para levar ele, gostaria de saber se já resolve, pois como está muito cheio, já vou iniciar a retirada!!
Não tem como te afirmar que só isso já resolve, mas é um começo. Se não resolver dai sim, ele precisa de veterinário.