Tipos de Forração do Cercado

Conheça os tipos de forração do cercado do porquinho da índia no vídeo acima.

É importante ter uma forração adequada porque porquinhos da índia podem desenvolver uma doença chamada pododermatite, que é uma inflamação das patas. Esse problema é muito doloroso para o porquinho e é super comum. A causa mais comum é uma forração do cercado errada.

O meu cercado tem a melhor forração, a mais recomendada e que não deixa o porquinho fedido ou sujo:

  • Polionda ou uma lona grossa;
  • Duas camadas de toalha velha ou uma camada de tapete higiênico para cachorro — eu uso o tapete Tapete Higiênico Expet Blue Premium;
  • Por cima vem o soft;

Essa forração garante que meus porquinhos não vão ter problemas no pés e é fácil de limpar. Varro todos os dias o coco que fica e de 1 a 2 vezes por semana, jogo os tapetes higiênico fora e coloco o soft pra lavar na máquina de lavar.

Então só colocar tapetes novos e por um soft limpo. Eu prefiro usar tapete descartável do que toalha velha porque não tenho espaço pra por toalha para secar em casa. Mas usar toalha velha é mais barato porque você pode só lavar.

Tem dúvidas sobre os tipos de forração para cercado de porquinho da índia? Deixe aqui nos comentários!

123 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Boa tarde, recentemente comprei um porquinho da índia e acabei me enganando na hora de comprar a forração e comprei feltro santa fé, não sei se é bom para ele, Mas infelizmente não tenho dinheiro para comprar outro por agora, se não for bom qual outro solução que posso estar fazendo para que ele não tenho nenhum problema enquanto junto dinheiro para comprar o soft?

    • O feltro só não é tão absorvente quanto o soft, então você vai ter que ter um cuidado maior com ele para os porquinhos não ficarem deitados em cima do xixi. Com o soft e um bom tapete higiênico embaixo, você consegue deixar eles sem trocar durante uma semana inteira, com o feltro não então só isso: limpar mais vezes 🙂

  • Oi Sthe, tudo bem? Estou me preparando para comprar meus primeiros porquinhos e seus vídeos tem me ajudado muito mas ainda tenho algumas dúvidas como…
    1- Tem muita diferença de personalidade entre as raças dos porquinhos? Se uma raça é mais brincalhona que outra, ou mais assustada por exemplo…
    2- Eu sei que o soft é o tecido mais recomendado, mas é um pouco difícil de achar, existe algum outro recomendado? Eu cheguei a ver alguns vídeos comentando sobre o uso da helanca pra usar durante o verão…
    3- Eu passo a semana em casa mas durante o fim de semana eu costumo ficar na casa do meu noivo, estou pensando em montar dois cercados pra eles (um na minha casa e outro lá), mas tenho medo de eles não se acostumarem com uma rotina de transporte toda semana e queria muito a sua opinião sobre o assunto…
    Adoro o seu canal, beijooos

    • Olá Desyree, vamos as dúvidas:
      1. não tem não, fica tranquila. Depende muito mais da criação e personalidade própria de cada um deles.
      2. a helanca é boa pro verão mas ainda sim, não é soft. não absorve como o soft e demanda muito mais limpeza que o soft, eu uso e recomendo só soft até no verão.
      3. Evite sair com eles o máximo possível, então não recomendo essas viagens, eles aguentam dois dias sozinhos durante o fim de semana 😉
      Beijão ♥

  • Oi Stephanie!

    Tenho algumas dúvidas sobre a lavagem do soft: que sabão exatamente você usa para lavar? Você coloca em algum ciclo diferente de lavagem ou enxágua de formas diferentes?

    Não importa o que façamos aqui em casa, o soft fica muito menos absorvente do que era antes de lavar (e ele fica assim mesmo depois de uma única lavagem).

    Já tentamos lavar com: sabão de coco em pó + vinagre, só sabão de coco em pó, sabão líquido omo + vinagre e só sabão líquido omo. Além disso também encontramos dicas sobre enxaguar múltiplas vezes depois de uma mesma lavagem, mas não também resolveu.

    Agradeço muito o conteúdo, tem ajudado bastante aqui em casa a entendermos como cuidar de porquinhos.

  • Oi Stephanie, sou nova por aqui e estou acompanhando suas dicas, tira uma duvida por favor, nosso inicio do vídeo você comentou que tb daria para usar manta acrílica como forração, nesse caso ela viria substituindo o soft? Pergunto pois de verdade não gostaria de usar o soft, queria algo que fosse descartável na hora de fazer a limpeza do cercadinho.
    Beijos

  • Boa tarde Sthefanie, pretendo comprar a placa de polionda para o cercado do meu porquinho daquelas que tem laterais. Vi que a sua tbm é assim
    E para adaptar o soft nas laterais é fácil?
    Tem que comprar uma medida maior de doft pra cobrir as laterais né?

    • Nenhuma polionda tem laterais, você que monta. Ela é um plástico durinho, daí você que corta que monta as laterais da altura que achar melhor. Para adaptar o soft nas laterais é bem simples, só comprar ele maior e prender com prendedor de papel que vende em papelaria 😉

  • No cercado do meu biscoito, eu uso akeles sanitários higiênicos que fala que é pra cachorro,ele tem o furo redondo e pequeno, é perigoso? Comprei pq vi em outro canal de uma blogueira que tem uma pig que ela usa. Esse sanitário fica onde fica toda a alimentação dele,a parte ele tem a forração de soft uso duas camadas dele,onde tem a toca dele e todos as outras coisinhas pra ele brincar.

  • Boa tarde, sou uma fã, já tirei algumas dúvidas com vc em outros vídeos, mas estou perdida precisando de ajuda, minha filha de 11 anos tem 2 porquinhos da Índia machos de 8 meses, nesses 8 meses, eles vivem num cercado de madeira grande de primeiro andar, dormem em casinhas de madeiras, sempre usaram aquela forração de serragem, que na embalagem diz q é pra porquinho da india, entao, ha 15 dias vi uma reportagem sobre a forragem , e me preocupei, pois minha filha ama essas fofuras, então mudei, tirei a serragem coloquei tapete higiênico pra cachorro em cima da Madeira do cercado e o Soft por cima , o feno fica direto no Soft pq eles gostam de fazer túneis no feno, infelizmente não pude trocar o cercado de madeira pelo de arame , por vários motivos: moro num apartamento pequeno que o cercado só cabe no meu quarto e cabe pq ele é alto, se eu trocasse pelo de arame eles ficariam sufocados pela minha cama q é box e por outros objetos fixos, não teria circulação de ar, já o de madeira por ser alto e ainda ter o primeiro andar, tem essa circulação, segundo ponto quando coloco eles no chão eles não andam ficam como estátuas! Enfim, nao tenho como ter um cercado de arame! Moro num lugar quente e tenho medo de comprar alcofas , ja tirei ele de dentro de uma toquinha de madeira colorida (igual a sua) completamente suado que pensei ser xixi! Entao o ventilador vive ligado so pra eles , que tb tem as casinhas de madeira! E potes de argila… ocorre que estou achando que eles nao estao gostando dessa nova forração, eles ficam pulando, nao correm mais como antes, ou seja, o comportamento mudou, eles nao ” pipocam” mais e nem faz ” cui” , como se eles nao tivessem
    Gostado do Soft! Pq eles gostavam de pipocar na serragem e agora, eles só ficam na parte do feno pipocando lá, jogam pra cima , o que deixou quase todo o restante do cercado vazio, restringindo ao espaço do feno que coloco diretamente numa parte do cercado direto no Soft! N sei o q fazer,moro no Nordeste, aqui o clima muda, mais 97% é quente! N sei se continuo com as casinhas e tocas de madeira ou se uso alcofa! Nao sei se é bom deixar sempre o ventilador batendo neles, as mudanças q fiz no cercado foram as que ja citei! cercado de arame pensei até em comprar mas avaliei q iria sufocar eles , além deles estranharem, pq eles já tem quase 9 meses ! E pelo menos o de madeira é alto e por isso tem circulação e não tenho outro lugar na casa para coloca-los. Durante 8 meses vivi sem preocupação nenhuma com eles, só comem nutropica q vem com vitamina C, legumes , frutas e vegetais q são próprios pra eles. Depois dessa reportagem, fiz todas essas mudanças no cercado e não sinto eles felizes como antes! Por favor me ajude! Parece q quando eu estava na ignorância tudo era mais fácil, eles são altamente saudáveis e de 15 dias pra cá, eles estão do jeito q falei e eu cheia de dúvidas! Me ajude!! Por favor!

    • Oolá Vivian, vou tentar ajuda ó: ter um cercado de madeira não tem problema! Porque ser de madeira, tela amarada, cano pvc e tela de galinheiro… Agora sim, eles gostam mais da serragem porque da pra brincar e se esconder, mas ela é tóxica e vai trazer problemas a longo prazo. O soft ainda sim é o melhor tecido que tem, em lugares quentes da pra usar helanca, mas o soft é melhor porque é ainda mais absorvente. Minha cidade também é quente (na faixa dos 35~40C) e meu cercado continua forrado de soft, a diferença é que mantenho eles sempre num cômodo arejado, isso evita até de acumular fungos na fezes. Talvez a melhor solução pra ti seja trocar eles de comodo, procurar um lugar mais ventilado dentro da casa e usar sempre tecido e nunca serragem, pode não ter dado em nada até agora. Mas é muito perigoso!

      • Ajudou muito STF, comprei um cercado aramado, até pra ficar maior e fiz rampas pra aproveitar o de madeira tb! O espaço ficou grande , só que no comprimento, pq como te falei , moro num apt pequeno! Não existe possibilidade de outro lugar , que não seja aonde eles estão, que é no meu quarto! Mas sempre com a janela aberta! É arejado o quarto e eles ficam com ventilador 24h ligado, até gostaria de perguntar se tem problema em deixar o ventilador girando pra eles? E ja retirei a palha e coloquei o Soft da seguinte maneira: polionda embaixo, toalhas velhas em cima da polionda, tapete higiênico em cima das toalhas e o Soft em cima do tapete! Está correto? Tb gostaria q eles fizessem o cocô num cantinho só, será q com 8 meses eles ainda aprendem? E se aprenderem tem alguma dica Pra q eu possa ensinar? Muito obrigada! Aguardo resposta! Lhe acho o máximo!!!

        • Ventilador ventando deles não pode! Mas a sua forração agora esta certinha e sim, eles aprendem a usar o banheirinho só tem que ter muita paciencia de ficar do lado deles ensinando. Algumas pessoas montam no cantinho do cercado com um pipidog e granulado de madeira dentro.

  • Olá Stephanie! Sou de Portugal e por isso estou a ter um pouco de dificuldade em preparar-me para ter o meu primeiro PDI, estou a tentar perceber os termos e palavras brasileiras para me preparar da melhor maneira. Queria te perguntar se percebi bem como deve ser a parte do chão do meu cercado: inicialmente uma lona (penso que vou usar um daqueles tapetes de fazer exercício físico, se não houver problema), duas toalhas por cima e ainda um soft, é isso?

  • Bom dia, em média quantas vezes por semana você troca o tapete higiênico do cercadinho? Estou pensando em mudar para outro tipo de forração, o tapete está siando caro para mim :/

  • Obrigada pela dica!!! estou preparando tudo para receber meu porquinho, eu queria saber se pode usar granulado também, eu vi em outra pagina e acabei ficando na duvida

    • Olá! Gostaria de saber se posso deixar as placas de poliondas nas laterais do cercado sem encapa-las com soft. Somente a poliondas mesmo e somente nas laterais. Meu porquinho é filhote e passa pelos buracos do cercado.

      • Sim, pode sim. Só cuidado que alguns porquinhos roem até a polionda, os meus roem por isso eu prefiro forrar com soft kkk são terríveis 🤣🤣 mas tem porquinho que não rói, nem liga então pode usar, só ficar de olho 😉

  • Adorei as dicas, acabei sendo praticamente obrigada a resgatar e criar um pdi e vim parar aqui.
    Só queria fazer uma observação não fale que o trabalho de um médico veterinário é absurdamente caro, aliás não se deve falar isso do trabalho de nenhum profissional.
    É alguém que estudou 5 anos SÓ pra se formar e no mínimo mais 2, 3 pra se ESPECIALIZAR nessa área.
    Então, não desvalorize uma classe que se esforça tanto, somente para cuidar da melhor forma possível desses animais.

    • Eu vou continuar falando assim de forma mais agressiva porque tem gente que não entende que são caros e só quando dói no bolso que passa a valorizar. Atendo dezenas de porquinhos que os donos cuidam de qualquer jeito só pq não doeu ainda no bolso na hora do tratamento. Eu sei o quanto é custoso estudar veterinária, minha irmã estuda e eu ajudo nos custos. Então, não estou desvalorizando de forma alguma. Mas tem dono que só entende de quem de cuidar direito depois que descobre o valor das consultas e exames.

      • Entendi o motivo e nisso eu concordo 100%, lido com essas situações no meu dia a dia.
        Infelizmente a vida animal ainda é muito desvalorizada, se com cães (muitas vezes comprados por valores altos) e gatos já é assim, imagino com PDIs.
        Luto desde sempre contra isso.
        Recentemente, eu tive que pegar um PDI, foi praticamente um resgate questão de vida ou morte mesmo.
        E nem eu imaginava o quanto era alto o gasto inicial, já gastei quase R$ 1.000,00 e ainda falta o banheirinho, toca/alcofa, porta feno…😬😅
        Por enqt isso está improvisado, mas ele tem um cercado de 2 andares, todo equipado e td o RESTO. 😍🥰🙏🏻🙌🏻
        Pra quem morava num aquário, vivia na maravalha úmida, comendo ração com corante ARTIFICIAL e/ou de hamster, ou até passava fome…
        Lutei meses por ele, tanto que o dono acabou me doando…
        Te agradeço imensamente por toda informação imprescindível que tu tem postado aqui, e tenho certeza que graças a isso muitos tem uma condição de vida muito superior.
        Sigo estudando muito sobre esses bichinhos e dando o meu melhor para dar a melhor qualidade de vida possível pra ele.
        P.S.:
        Que legal que tua irmã será minha colega. 😊
        Gratidão. 🥰😍💖🙌🏻🙏🏻

  • Olá! Meu porquinho faz muito xixi na forracao e ela fica facilmente enxarcada em um dia (apesar de usar parcialmente o banheirinho).
    O tapete higiênico descartável de cachorro ajudou a manter o local seco, mas além ele dele ter começado a roer , sai muito caro trocar todos os dias e também é antiecológico e poluente.
    Não sei mais o que fazer! Me ajuda!

    • Se a forração for tapete higiênico e a camada de soft, ela não deve ficar molhada de um dia pro outro, só se você tiver lavando o soft com amaciante ou vinagre o que faz ele perder a capacidade de absorção 🙁

      • Ahahaha estou lavando com amaciante sim 🤦‍♀️ E agora? Será que perdeu absorção e terei que comprar outros? Vixi…comprei um tanto porque tenho que trocar todo dia. Mas vou fazer esse teste de usar o tapete e o soft juntos então. Porque eu só tinha usado eles individualmente. Depois te dou notícias… obrigada!!

      • Ahahaha acertou em cheio. Tenho lavado com amaciante sim 🤦‍♀️.
        Mas agora fiz exatamente como vc falou no artigo ( lona, tapete higiênico e soft ) e melhorou muito!
        Também coloquei o banheiro ao lado da comida e ele passou a usar muito mais . É um porquinho folgado viu!?! Obrigada pela ajuda !

  • Stephanie, tenho dois porquinhos e crio eles no meu quarto. Tenho um cercadinho onde eles passam a maior parte do tempo, porém como eles são filhotes e passam pela grade, acabei deixando a grade aberta e eles ficam livres pelo quarto, coloquei uma madeira na porta para não irem para a sala. As vezes quando estou na sala deixo eles ficarem lá também, eles adoram passear. Tem algum problema pras patinhas deles, eles ficarem andando no piso?

  • Oiiii tudo bem qual nome disso que vc prende os soft na lateral do cercado? E seu eu colocar a lona e o soft por cima ja e o suficiente para nao machucar a patinha di porquinho?

  • Oii, os meus porquinhos aprenderam a fazer coco e xixi no papelão, então sempre deixo um pedaço no canto do cercado que eu troco todo dia, e deixava também uma caixa pequena que eles gostavam de dormir dentro, mas ultimamente reparei que eles começaram a roer o papelão, tem algum problema? O papelão que eu coloco é limpo, sem tinta e de transportar alimentos, nunca produtos de limpeza ou algo assim. Obrigada

  • Eu gostaria de saber se eu posso trocar a polionda , por qualquer outra coisa ?
    Eu ganhei um porquinho recentemente e ele vivia em uma CAIXA está com as patinhas um pouco ruins , e eu não estou com muita condição de comprar a polionda + soft

  • Valeu pelo vídeo! Tava pensando em comprar o pisoplastic, só pq achei q era o mais higiênico. Fiz um cercado grande pensando no próximo porquinho. Fiz um primeiro andar com uma gaveta com “maravalha de pinus em flocos secos” e n precisei “ensinar”, ele naturalmente só faz xixi nele ou na toca e a maior parte do cocô. Pra mim vale a pena pq tô fazendo adubo. Todo dia eu observo e “cato” a parte úmida e o cocô. Uma vez por semana faço a troca completa. Vai tudo pra composteira, higienizo e reponho os flocos.

  • Olá Stephanie! Primeiramente agradeço pelos vídeos e pelo canal!
    Adotei 02 porquinhas recentemente e o veterinário disse pra usar as grades que vc comentou ao invés do soft, pois o soft é ruim, é pedir pra amputar a pata! Então estou super na dúvida 🙁

  • Oi stephanie! Eu tenho visto bastante o seu canal e anotando tudo oq eu preciso para a chegada do meu porquinho! Mas eu tenho uma duvida, eu acabei de me mudar então tenho várias caixas de papelão aqui, vc acha q é uma ideia ruim botar isso no cercado? tipo eu colocaria o papelão e por cima uma toalha, e por cima dos dois o soft.

      • Olá Stephanie, a forração que uso é exatamente essa, polionda, tapete higiênico e soft, tento trocar duas vezes por semana, mas ultimamente meus pdis estão fazendo muito xixi, o cocô eu varro até três vezes por dia, mas o xixi parece que não desce pelo soft, demora para absorver e eles acabam se sujando. Alguma dica? Já tentei várias formas de banheirinho, mas eles fazem tudo pelo cercado rsrs. Fico preocupada com alguma dermatite.
        Bjs

        • Eles fazem mesmo muito xixi e coco, não tem jeito. As vezes a quantidade ta normal e você que estranhou. Sobre a absorção: ta lavando o soft com amaciante? Se tiver pode ser isso! Ele deve ter lavado só água e sabão para não perder a absorção natural

          • Oi STEPHANIE ! Tudo bem? Adoro seus vídeos!
            Minha dúvida: seu soft já ficou impermeável alguma vez que vc lavou? Pq os meus eu lavo no tanque só com sabão…e tem vez que fica ok e a maioria das vezes fica impermeável…. não sei mais o que fazer para resolver esta situação… consegue me ajudar?

          • Sim, com o tempo ele fica impermeável. Eu jogo fora e troco os meus 1x por ano porque começam a ficar duros. Mas para durar o ano inteiro não pode usar amaciante! Nem sabão em pó com amaciante, só sabão normal. O amaciante além de causar possíveis alergias por causa do perfume, ele vai deixando o soft impermeável mesmo 🙁

  • Mas uma perguntinha…
    Já procurei soft, tecido soft, tecido de malha soft, em muitas lojas de tecidos e n souberam nem me dizer se tinha ou n, á outro nome para o tecido???🙃

Quem escreve

Mãe de dois porquinhos da índia e outros 8 animais. É Web Designer na maior parte do dia, Blogueira perdida no interior e Youtuber dos bichos.

@contato@porquinhosdaindia.com.br

Visite minha loja

Minha Loja Pdi - Acessórios para quem ama porquinhos da índia

CUPOM: quasemineira8

Cupom de desconto da Cobasi