Como manter os dentes do porquinho da índia saudáveis

No vídeo de hoje junto com este texto, você vai descobrir conhecer mais sobre os dentes do porquinho da índia e como mantê-los saudáveis. Assista o vídeo completo para entender!

O problema dos dentes dos porquinhos da índia é que eles nunca param de crescer e se estiverem saudáveis, isso significa que crescem numa taxa de 1 a 2 mm por semana. Isso acontece porque eles ficam desgastados por todas as fibras que comem, então precisam continuar crescendo para desgastar de novo num ciclo infinito e assim, não desaparecerem.

Dentes como esses são chamados de “enraizados abertos”, e outros herbívoros também os têm, como coelhos e chinchilas. Mas enquanto os nossos amigos coelhos possuem têm 28 dentes no total, os porquinhos da índia tem apenas 20.

Sim, você não leu errado! Os porquinhos da índia possuem 20 dentes!

Os dentes que não podemos ver são os dentes da bochecha, os molares e pré-molares que estão escondidos dentro da boca. Se os dentes da bochecha ficarem muito longos, eles podem desenvolver “esporas” afiadas que roçam nas bochechas e na língua e causam úlceras dolorosas. Quando o problema dentário em porquinhos da índia é realmente ruim, os dentes inferiores da bochecha podem crescer tanto que formam uma ponte por toda a língua, deixando difícil engolir. Assim eles acabam deixando de comer, perdendo peso e isso pode levar a morte.

O que fazer quando os dentes do porquinho da índia estão grandes demais?

Quando o estrago já esta feito, é preciso levar eles no veterinário, porque existe um procedimento cirúrgico onde o médico vai desgastar esses dentes. Mas o que podemos fazer para impedir o surgimento de problemas dentais em porquinhos-da-índia?

A principal causa de doenças nos dentes dos porquinhos da índia é a falta de feno disponível 24h por dia no cercado. Esse é dos motivos que a dieta de um porquinho é praticamente de 60 a 80% só de feno.

Outra causa de problemas nos dentes dos porquinhos da índia é a falta de vitamina C. Se os porquinhos não ingerirem essa vitamina em quantidade suficiente, seus dentes podem ficar frouxos, prejudicando o desgaste normal, em alguns casos o dente dele caí por falta de vitamina C. Algumas marcas de ração já possuem vitamina C o suficiente e senão, tem que dar em gotinhas direto na boca deles.

🍊 Clique aqui e leia tudo sobre as marcas de ração que recomendo e possuem vitamina C!

No vídeo, eu comentei os sintomas de problemas nos dentes do porquinho da índia, como saber que está grande demais, etc. Assistam até o final ♥

Se ficou alguma dúvida sobre a dentição de porquinho da índia, deixa nos comentários abaixo!
Um beijo

26 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Olá stephanie gosto muito de seus videos. Ajuda demaisss…
    E queria saber se é verdade que os PDI podem comer ou roer fibra vegetal (a famosa bucha vegetal que tanto vendem por ai em lojas de roedores). Acabei ganhando um e estou com medo de dar para o meu filhote.

  • Meu porquinho da India pulou da gaiola enquanto eu limpava e bateu a boquinha, ficou inchada no dia mas só 2 dias depois percebi que o dentinho ficou mole e hoje caiu. Será que cresce de novo? Ele continua se alimentando, brincando como sempre…

  • Ganhei um pdi e tô maratonando seu canal pra aprender a cuidar dele. Aqui onde moro não acho feno mas dou capim todo dia, como vc aconselha dar a vitamina c? Ele é bem agitado não sei se é pq é filhote ainda… Mas ele pipoca bastante e parece feliz

  • Bom meu porquinho ta com os dentes da frente meio que marron, e eu tinha parado de dar vitamina c, pq não tava tendo na cidade, mas já tô dando de novo, porém eu não sei se pode dar essa, e essa e minha dúvida o nome dela é glicol pet, da organnact, fora isso não tem nenhuma anormalidade nos deles dele, e uma vez o dentes dele quebram mas descobri a causa que foi ele roendo a grande do cercado e enfraqueceu os dente.

  • Olá, meu porquinho vai precisar fazer cirurgia dos dentes incisivos, quais cuidados você recomenda pós cirurgia ?
    Poderia fazer um vídeo explicando quais cuidados teve quando o seu porquinho operou ?

    • Olá Isabelle, meu porquinho nunca fez nenhuma cirurgia. Eu já tive problemas com dentição e peguei uma veterinária horrível pra cuidar dele. O que relata os seguidores que já operaram é que ele vai comer papinha (ração úmida ou legumes batidos) e tomar alguns remédios que o vet vai te indicar. Fora isso tudo tranquilo e melhoras pra ele

  • Oii, meu porquinho da índia tem uns dois anos. Reparei recentemente que um dente dele de baixo está maior e mais pontudo. Ele sempre tem feno no cercado, mas reparei que ele está preguiçoso para roer as coisas, antes até a grade do cercado ele roia. Estou preocupada, tenho que levá-lo ao veterinário, tem algum procedimento para lichar o dente?

  • Oiee, muito obrigada por responder meu último comentário, muito atenciosa!
    Minha porquinha tem 2 meses e ela come bastante feno, mas não rói o galho de amora, você teria alguma dica para resolver isso? Eu jurava que roer era algo normal de um roedor kkkk

    • Cada porquinho da índia tem gostos únicos, alguns realmente não gostam de comer certas coisas e ta tudo bem, não tem como mudar isso. Os meus por exemplos, não comem banana de jeito nenhum, enquanto outros que já tive, amavam ♥

  • Ooi, meu porquinho é filhote, tem 3 semanas. Eu deixo feno 24hrs pra ele, porém ele só dá uma beliscadinha e para, já tentei borrifar um pouco de água pra ficar menos seco, ja tentei separar as partes mais verdes e dou as comidas na hora certinha. E agr eu reparei que ele fica mastigando nada, ele mastiga sem comer nada, isso é preocupante? Tô com medo de ser algo grave, n sei mais oq faço pra ele desgastar os dentes.

    • Ele é filhote, então é normal comer pouco feno, não se preocupe e não precisa molhar o feno senão pode criar fungos. Só deixa o feno sempre disponível o mais verdinho possível, que cada vez mais ele vai comer. Preocupante seria só se ele não tivesse comendo nadinha 😉

  • Oi stephanie os filhotes nasceram
    Mas infelizmente a mãe deles morreu. Ela estava fraquinha e não comia

    Tenho que fazer alguma adaptação com os filhotes
    Obrigada

  • Minha Pdi fez procedimento de desgaste de dente na Odontovet porém igual ao Pdi do Sr Claudio ela Tb parou de comer e saliva muito, fui em outro Vet que repetiu o processo porém ela segue da mesma forma, vc teria indicação de algum outro Vet especializado nestes problemas para indicar.

  • Boa noite meu porkinho da índia fez tratamento cirúrgico dentário para diminuir seus dentes, entretanto,não come mais nada,cada dia emagrecendo,tenho que dar papinha para ele e está tomando remédio magnésio e fósforo.

Quem escreve

Mãe de dois porquinhos da índia e outros 8 animais. É Web Designer na maior parte do dia, Blogueira perdida no interior e Youtuber dos bichos.

@contato@porquinhosdaindia.com.br

Visite minha loja

Minha Loja Pdi - Acessórios para quem ama porquinhos da índia

CUPOM: quasemineira8

Cupom de desconto da Cobasi